ANATOMIA EM MOVIMENTO

A importância da consciência dos movimentos executados pelo corpo traduz-se na reeducação da postura, através de exercícios atentos à anatomia humana, em busca de alcançar o bem-estar físico e mental.

O principal objetivo destas aulas é orientar os alunos para uma consciência dos movimentos e das posturas do seu corpo, atribuindo à mente uma participação ativa e vigilante na execução destes.

Com base na minha experiência e formação em Dança e Pilates Matwork – ALM, Pilates Institut, procuro libertar tensões acumuladas nos nossos corpos, desbloquear posturas incorretas resultantes de vidas sedentárias, restabelecer a vitalidade física, atingir um equilíbrio muscular, atingir simetria e harmonia corporal bem como desenvolver todas as capacidades e qualidades físicas (força, elasticidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação).

É um trabalho do corpo em benefício da saúde física e mental, voltado a atingir o controlo da respiração, criando uma sensação de calma (um estímulo do bem-estar psicológico) e da concentração do corpo e da mente.

A pedagogia que abordo nas minhas aulas tem como base o pilates somântico, voltada para a reeducação e reabilitação, visando à autonomia sensorial do praticante, ou seja, que ele não dependa exclusivamente do modelo do professor para executar os exercícios. Não se trata apenas de aprender exercícios, mas aprender um pouco mais sobre seu próprio corpo: linhas, volumes, alinhamento ósseo, direção do movimento e a transformação de seu funcionamento em um mais natural, mais livre de tensão inútil e mais expressivo