DANÇAR COM O BEBÉ
Bebés dos 12 aos 36 meses, acompanhadas de adultos.
Oficinas de dança para pais e Bebés dos 3 aos 36 meses.
Nestas oficinas propomos exercícios específicos para trabalhar a coordenação, a postura, a respiração, a agilidade, o ritmo,
a percepção espacial e outros que permitem desenvolver, de
forma natural e integrada, toda a musculatura corporal.
Além de propiciar uma vivência especial de dançar em dupla (ou em trio, já que o pai é sempre bem vindo), possibilita à mulher o retorno à vida social depois do parto. “Dançar com o Bebé” é um momento privilegiado com a criança, que favorece e consolida a ligação entre a mãe e o bebé.
A FAMÍLIA VAI AO BAILE
Crianças dos 4 aos 12 anos, acompanhadas de adultos.
Esta actividade é direccionada para pais e filhos que queiram partilhar um momento de alegria e de prazer, dançando danças tradicionais.
Num rodopio de vivências, iremos percorrer os quatro cantos do mundo, em busca de danças perdidas, e resgatá-las para um mundo mágico de euforia.
"A Família vai ao Baile" pretende a espontaneidade e a vivacidade que encorajam os pais a utilizar a sua habilidade criativa, de modo a
entenderem a relação directa entre a mente e o corpo, além de
propiciar uma vivência especial de dançar.
Estas oficinas são criadas para os pais compartilharem tempo lúdico de qualidade com o seu filho enquanto beneficia do prazer de se mover.
São todos bem-vindos para bailar!
DANÇAR PELO MUNDO
Crianças dos 4 aos 12 anos.
Nesta oficina "DANÇAR PELO MUNDO", iremos viajar em busca das danças tradicionais de cada região dos diferentes continentes.
Num rodopio de vivências, iremos percorrer os quatro cantos do mundo, em busca de danças perdidas, e resgatá-las para um mundo mágico de euforia.
São todos bem-vindos para bailar!
Vai um pezinho de dança?
POPOLO E A ANDORINHA YURI
Crianças dos 6 aos 10 anos.
Pretendemos com esta oficina que as crianças utilizem a expressão corporal e musical como veículo para o imaginário e a criação, tendo sempre como base a educação ambiental e a sensibilização cultural.
Nesta oficina, iremos viajar com a andorinha Yuri e o menino Popolo por todos os continentes do planeta Terra. Em cada partida, Popolo irá sensibilizar as crianças para a preservação do ambiente, começando pela poupança de água, e passando pela poluição e pela extinção das espécies.
Sejam danças tradicionais ou expressão corporal, quando chegarmos a um continente, a dança irá imperar. Iremos embarcar, como músicos, bailarinos ou até mesmo actores, numa viagem à volta do Mundo,onde todos terão lugar!
DANÇAR COM A NATUREZA
Crianças dos 6 aos 12 anos.
Esta oficina baseia-se no conceito de pedipaper na Natureza,
onde as crianças são o motor das actividades.
Na busca de pistas naturais, as crianças irão simultaneamente conhecer a fauna
e a flora da região e, através de jogos, descobrir diferentes danças e
histórias ancestrais das diferentes culturas do mundo. Cada vez que encontram
uma pista, nova dança e novas histórias surgem, sempre relacionadas
com a planta ou o animal encontrado. Esta oficina pretende sensibilizar para a importância da conservação da natureza, do ambiente e do planeta.
Perdendo-se na natureza, as crianças vão encontrar um mundo de fantasia!
HISTÓRIAS QUE DANÇAM: YNARI, A MENINA DAS CINCO TRANÇAS
Crianças dos 3 aos 12 anos.
Com este projecto pretendemos dar a conhecer às crianças a história moçambicana “Ynari - A Menina das Cinco Tranças” de Ondjaki. Através de uma performance
sem sair da pele das personagens convidá-las a entrar no mundo de Ynari
seguindo os exercícios de dança/movimento, nos quais gostaríamos de
passar conceitos, quebrar preconceitos e alargar horizontes.
HISTÓRIAS QUE DANÇAM: "OBAX"
Crianças dos 3 aos 12 anos.
Com este projecto pretendemos trabalhar a história "OBAX" de André Neves.
OBAX significa "Flor" na lingua somali e é o nome de uma menina sonhadora. Quando o sol desperta, OBAX percorre a savana africana com a sua imaginação. Ela conhece girafas e outros animais selvagens, mas o seu passatempo preferido é contar histórias! Algumas mais parecem um sonho, de tão difíceis que são de acreditar.
Neste Projecto trabalhamos com uma contadora de histórias Ana Caridade.
“Conto.... Dançando, tocando, ouvindo, vendo... contos africanos”
O encontro entre os projetos Conto o que se Conta e Sementinha, acontece através do convite feito pela Editora Paleta de Letras para o lançamento
do livro“ OBAX” de André Neves.
Ana Caridade, Eva Azevedo e Paulo das Cavernas unem as suas formas de expressões artísticas (narração oral, dança e música – respetivamente e a sua paixão comum pela cultura africana. Criaram o projeto “Conto dançando, tocando, ouvindo e vendo...contos africanos”. Estas sessões são viagens por África, através das suas tradições, proporcionando momentos de magia que encanta as crianças que dançam, escutam, interagem e sonham.
DANÇA AFRICANA
Crianças dos 3 aos 12 anos.
Nas aulas de Dança Africana pretendemos dar a conhecer às crianças a riqueza da cultura do continente Africano, através de danças, ritmos e canções, transmitindo uma melhor aceitação, inclusão e respeito pela cultura africana.
MÚSICA AFRICANA
Crianças dos 3 aos 12 anos.
Nesta oficina pretendemos que as crianças explorem vários instrumentos de percussão
e aprendam a tocar em conjunto respeitando as regras do maestro.
“A música deve ser considerada uma verdadeira “linguagem de expressão”, parte integrante da formação global das crianças, desde a pré-escola, pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio da aprendizagem”, Paulo das Cavernas
CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS
Crianças dos 3 aos 12 anos.
Através de materiais reciclados e matérias primas fáceis de encontrar, construir
instrumentos musicais com as crianças e, com estes instrumentos criar
orquestras com timbres diferentes e invulgares.
ATIVIDADES COM CRIANÇAS
Oficinas que pretendem promover a sensibilização cultural e ambiental em crianças
com idades compreendidas entre os 0 e os 13 anos, centrando-se em dois objectivos principais:
sensibilização para o respeito pelas diferentes culturas do mundo, focando-se nas diferentes expressões culturais dos diferentes continentes e sensibilização para a importância da conservação da natureza, do ambiente e do planeta.
Com este projecto as crianças poderão ter a oportunidade de desenvolver a sua expressão artística e a coordenação motora, utilizando a expressão corporal e a dança como meio de comunicação, e paralelamente estimular e
desenvolver o gosto pela música, privilegiando os ritmos tradicionais.