OFICINAS
31 de Maio, 1 e 2 de Junho
freguesias de Gaia
Estão abertas à comunidade mediante inscrição prévia.
Os interessados deverão inscrever-se em apenas 1 oficina e comprometer-se a frequentar os 3 dias de trabalho.
Com estas oficinas pretende-se criar um espetáculo
comunitário a ser apresentado no dia 3 de Junho
Fórum da Cidadania de Canelas.
ESPECTÁCULO
COMUNITÁRIO
3 de Junho às 21h30
Fórum da Cidadania de Canelas
As pessoas que se inscreveram nas oficinas irão fazer parte integrante do espectáculo, comprometendo-se a criar conjuntamente com o formador e os restantes participantes uma performance de aproximadamente 5 minutos.
O público geral é muito bem-vindo para assistir o espectáculo!
OFICINAS
até 20 de Maio
BRINDISI | ITÁLIA
OFICINA DE DANÇA PARA SÉNIORES (+65 anos)
Público alvo: a partir dos 65 anos
Horário: 31 Maio, 1 e 2 Junho - 15h às 17h30
Local: Associação Santa Isabel - Academia Sénior - Canelas
Tv. Nova do Cruzeiro 60, 4410-283 Canelas
VITO ALFARANO
Iniciou a sua carreira como bailarino freelance trabalhando com vários coreógrafos. Com as suas coreografias ganhou muitos concursos de primeiros prémios internacionais. Ele é o diretor artístico da AlphaZTL Compagnia d'Arte Dinamica com sede em Brindisi (Itália) que lida com dança contemporânea e screendance. Trabalha com dançarinos profissionais e com presidiários, refugiados, surdos, portadores de Síndrome de Down e deficientes. Como diretor de screendance, os seus vídeos são selecionados em mais de 80 festivais no mundo recebendo uma menção especial do Presidente da República Italiana Giorgio Napolitano. É diretor artístico do BRINDISI PERFORMING ARTS, festival de artes cênicas de inclusão social.
AURORA ZAMMILLO
Participou em numerosos workshops de dança realizados por mestres de renome internacional e em 2019/2020 frequentou o curso de formação profissional para bailarinos "Form(A)ction Movement" dirigido por Vito Alfarano estudando com o professor mais importante proveniente de todo o mundo. Actualmente é bailarina de AlphaZTL nos espectáculos Viola(ta) e Violenta(te) e é assistente coreógrafa nos projectos com os prisioneiros da prisão de Brindisi.
OFICINA: OLTRE I CONFINI (SOBRE AS FRONTEIRAS)
O principal objectivo do projecto é fornecer aos participantes as ferramentas de socialização para uma nova redescoberta do eu e da relação com os outros, através do conhecimento e prática de linguagens artísticas como a dança, o teatro, a escrita, a música após um curso de formação específico.
A dança social, guiada por uma metodologia artística correcta, cria essas premissas e estímulos para a auto-análise, enriquecendo a revalorização da pessoa.
ESPECTÁCULO: MILF
MILF é o título da actuação que irá ser criada, de forma a quebrar um preconceito. Para os artistas envolvidos, MILF é o achronimo de "My Identity Is Label Free" falando sobre a mulher livre, livre para ser o que quiser ser ou que simplesmente já é..
BRINDISI | ITÁLIA
OFICINA DE DANÇATERAPIA
Público alvo: pessoas com e sem deficiência a partir dos 16 anos
Horário: 31 Maio, 1 e 2 Junho - 15h às 17h30
Local: Domus Cerseto – Serzedo
Rua 25 de abril 224, Serzedo Vila Nova de Gaia 4410-014
MARILENA PALONE
Especialista em Expressão Corporal, Movimento Criativo, técnicas de improvisação, composição instantânea através das regras da teoria musical e Dance Movement Therapy com o método de Maria Fux através da manipulação de materiais. Especialista também no método de análise do simbolismo dos movimentos chave de Paola de Vera D' Aragona e nas técnicas de composição coreográfica.
OFICINA e ESPECTÁCULO
Três encontros dançantes: ritmo e melodia, a dança da respiração, da força e do cuidado, a colagem de mim, a poesia da dança.
FRANKFURT | ALEMANHA
OFICINA DE SOM E MOVIMENTO
Público alvo: a partir dos 10 anos
Horário: 31 Maio, 1 e 2 Junho - 15h às 17h30
Local: Fórum de Cidadania de Canelas
R. Delfim Lima, 4410-231 Canelas
ABELHA SUPERSÓNICA
Abelha Supersónica é uma artista intermediária, que tem como foco tornar possível diferentes experiências em diversos níveis de expressão criativa. Depois de ter trabalhado no campo musical durante muito tempo, actualmente o foco tem sido as áreas de cross-media e performativa. Em particular, o foco é a colaboração com diferentes grupos-alvo dentro do trabalho de projectos sócio-artísticos.
OFICINA e ESPECTÁCULO: "KlangStimme in Bewegung" - " Som Voz em movimento"
A oficina combina criação sonora e movimento numa forma social interactiva de participação.
A motivação para a apresentação de uma performance curta é mostrar as possibilidades técnicas de expressão criativa individual. A ideia é mostrar uma forma interativa e tátil de produção sonora que abre possibilidades criativas de expressão de forma especial e as torna visíveis para todos.
BRINDISI | ITÁLIA
OFICINA DE MASSAS (malabarismo)
Público alvo: adultos com experiência em massas
Horário: 31 Maio, 1 e 2 Junho - horário a confirmar
Local: Arcozelo - Academia das Artes de Arcozelo
Alameda Jean Piaget 106, 4410-372 Arcozelo, Vila Nova de Gaia
RICCARDO SERRA
Nascido em Cagliari em 1988, é um artista de rua e malabarista. Descobriu o mundo do espectáculo em 2005, tornou-se apaixonado por malabarismo e artes circenses em 2006, aprofundou a sua pesquisa ao longo dos anos participando em workshops e cursos de teatro de rua na Sardenha. Em 2014 decidiu afastar-se da sua terra natal para descobrir novas realidades e aprender novas competências, após cerca de três anos de exploração entre viagens e novos projectos conheceu o mundo do circo contemporâneo e do circo social, descobrindo em si mesmo uma verdadeira pertença ao mundo da arte. Começou a colaborar com várias associações e agências até se mudar para a Apúlia, onde se juntou à companhia "tenrock" para dar vida a novos espectáculos e transformar a sua paixão pelo malabarismo numa verdadeira disciplina pedagógica, tornando-se assim professor de malabarismo e circo social.
OFICINA e ESPECTÁCULO: O PODER DOS PÉS (The power of feet)
Oficina para malabaristas com experiência com massas. Os exercícios propostos serão jogados principalmente com uma e duas massas, enfatizando malabarismo com os pés, equilíbrio e paragem. Parte da oficina será utilizada para descobrir algumas técnicas de artesanato, malabarismo criativo e criação de uma rotina. Outra parte da oficina irá debruçar-se sobre a experimentação de novos exercícios técnicos e explicação dos vários malabarismos, articulações entre equilíbrios e rolos no corpo.
A criação do espectáculo será colectiva, sendo que os participantes serão o motor dessa criação. As técnicas estudadas e os exercícios propostos possibilitarão a criação de uma rotina de grupo.
A rotina será criada seguindo um padrão preciso de criação artística onde cada artista terá a oportunidade de propor os seus truques favoritos.
GRANADA | ESPANHA
OFICINA DE ANDAS
Público alvo: a partir dos 18 anos
Horário: 31 Maio, 1 e 2 Junho - horário a confirmar
Local: Rancho Regional de Gulpilhares
R. Nuno Álvares 62, 4405-672 Vila Nova de Gaia
PABLO BUTRASCHI
Construtor de andas e professor. Artista em eventos locais. Assistente social.
DANIEL DIAZ
artista de andas, artista de parkour
OFICINA e ESPECTÁCULO: Crescer para aprender (Crecer para aprender)
Oficina de andas para pessoas com e sem experiência.
A ideia da oficina é criar um novo grupo com o público em geral, com pessoas da comunidade que não tiveram, necessariamente, contato no passado com a disciplina de andas ou outra disciplina artística. Ao longo da oficina irão ser experimentados diferentes movimentos de consciência corporal e cuidados com o corpo que serão cruciais para o objetivo final: andar sobre andas. Irão também ser abordados um grande número de jogos de construção de grupos, também muito importantes para criar uma forte noção de grupo.
O objetivo final será criar uma pequena performance de três minutos. Isso vai depender do nível e da criatividade dos participantes. Todos são bem-vindos para experimentar.
ESPECTÁCULOS
GAIA (PORTUGAL) e BRINDISI (ITÁLIA)
"INVESTIGAÇÃO E PERFORMANCE"
Palestra, Mostra de Videos e conversa aberta
com Eva Azevedo e Vito Alfarano
Público alvo: público adulto
Horário: 1 Junho - 21h30 às 23h
Local: Desnortearte ARCOZELO
R. Mercado, 4410-001 Arcozelo
Mostra do artigo “Affôtè” - Eva Azevedo
Apresentação do seu artigo "Affôtè - Processo criativo de um bailarino beninense numa cerimónia e numa criação artística do Vodum", escrito durante uma investigação de doutoramento na FMH da UL.
Affôtè, performance artística de Guillaume Niedjo, coreógrafo e bailarino beninense, resulta de um processo criativo, vivenciado e desenvolvido em contexto de cerimónias rituais Vodum nos hounkpamin/couvent e em contexto de espaço performativo, com apoio da Fundação GDA. Neste artigo reflete-se sobre os elementos e etapas que o caracterizam.
Importa perceber se, como e quando termina a experiência da sua cultura e começa a fantasia de recriação da sua vivência cultural enquanto bailarino tradicional vodum. Importa conhecer os princípios e fundamentos que permitem construir/desconstruir a configuração corpórea em Affôtè.
Mostra do vídeo “I Have a Dream” - Vito Alfarano
Direcção e coreografia de Vito Alfarano
Bailarinos: Tourè Lanfia, Alpha Bah, Samuel Adel, Diedhiou Ousseynou, Emmanuel David, Lamine Soure Mohammed
Produção AlphaZTL Compagnia d'Arte Dinamica
Com o apoio da Auxilium So. Coop. Soc.
O espectáculo é inspirado nos princípios de Martin Luther King. Porque o sonho ainda não foi realizado: há ainda muito a fazer para aceitar o outro, o diferente, o refugiado, aquele que foge da miséria, da guerra civil para chegar depois de tantos sacrifícios e de tanta dor às nossas terras consideradas como uma nova oportunidade de viver. O sonho destes homens e mulheres com os seus filhos é uma nova vida num mundo onde ainda não são totalmente aceites.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=1-3NacQ_wOg
CONVERSA ABERTA com o público sobre os temas propostos
BIOGRAFIA EVA AZEVEDO
Bailarina, Professora de Dança, Coreógrafa e Investigadora. Professora de “Danças Africanas” desde 2003, tendo criado o seu próprio método de ensino “Farisogo Sira. Desenvolve desde 2009 projetos de pesquisa, formação e criação artística realizados na Europa, África e Brasil, apoiados pela GDA, Fundação Calouste Gulbenkian, Campus Paulo Cunha e Silva e Dgartes. Doutoranda em Dança, na FMH.
BIOGRAFIA VITO ALFARANO
Iniciou a sua carreira como bailarino freelance trabalhando com vários coreógrafos. Com as suas coreografias ganhou muitos concursos de primeiros prémios internacionais. Ele é o diretor artístico da AlphaZTL Compagnia d'Arte Dinamica com sede em Brindisi (Itália) que lida com dança contemporânea e screendance. Trabalha com dançarinos profissionais e com presidiários, refugiados, surdos, portadores de Síndrome de Down e deficientes. Como diretor de screendance, os seus vídeos são selecionados em mais de 80 festivais no mundo recebendo uma menção especial do Presidente da República Italiana Giorgio Napolitano. É diretor artístico do BRINDISI PERFORMING ARTS, festival de artes cênicas de inclusão social.
BRINDISI (ITÁLIA)
"ALPHAZTL" - Mostra de Videos e conversa aberta - Vito Alfarano
e
PERFORMANCE VIOLA(TA) - Aurora Zammillo
Público alvo: público adulto
Horário: 2 Junho - 21h30 às 23h
Local: Desnortearte ARCOZELO
R. Mercado, 4410-001 Arcozelo
"ALPHAZTL" - Mostra de Videos e conversa aberta - Vito Alfarano
PERFORMANCE VIOLA(TA) - Aurora Zammillo
Coreografia de Vito Alfarano
Bailarina Aurora Zammillo
Produção AlphaZTL Compagnia d'Arte Dinamica
Co-produção Fabula saltica
Sabes quando sonhas que estás a cair? e a sensação que tens quando acordas? um suspiro e uma sensação de angústia. nunca é demais falar de violência porque há assuntos que nunca devem ser esquecidos!
Viola(ta) nasceu como um espectáculo de dança contemporânea para falar da violência contra as mulheres, um tema de grande relevância, que existe há milhares de anos, desde o nascimento do homem e do seu desejo de supremacia sobre todo o Ser vivo inferior. Denunciar é o primeiro passo para a liberdade, para a reconquista da dignidade e, sobretudo, é o primeiro passo para a salvação: o que há de melhor do que levantar-se de manhã, olhar o sol e perguntar-se "O que é que eu faço hoje? Para onde vou?" Sem medo de ser insultado, maltratado, sem se sentir culpado por não fazer nada. Vito Alfarano quer sublinhar este problema porque insistir nunca é suficiente.
Viola(ta) nasce da necessidade de contar as emoções que acompanham as mulheres vítimas de violência sem definir o facto. O início de Viola(ta) é ao mesmo tempo o seu fim, como um ciclo que se repete ciclicamente onde a mulher não tem uma identidade única, mas representa todas as idades, extracções sociais e raciais, sob o peso de um abuso.
Viola(ta) ganhou o prémio da crítica no IFMC 2018 (International Festival Modern Choreography) em Vitebsk, na Bielorrússia, pela "actualidade e pelo impacto social do tema do espectáculo" Dizer basta à violência contra as mulheres.
BIOGRAFIA AURORA ZAMMILLO
Participou em numerosos workshops de dança realizados por mestres de renome internacional e em 2019/2020 frequentou o curso de formação profissional para bailarinos "Form(A)ction Movement" dirigido por Vito Alfarano estudando com o professor mais importante proveniente de todo o mundo. Actualmente é bailarina de AlphaZTL nos espectáculos Viola(ta) e Violenta(te) e é assistente coreógrafa nos projectos com os prisioneiros da prisão de Brindisi.
No âmbito do projecto
Apoio institucional
Parceiros internacionais
Organização
Co-produção
Apoios