Coreógrafa, bailarina, investigadora e professora de Dança Africana (da tradição ao contemporâneo) e Pilates.
Choreographer, dancer, researcher and teacher of African Dance (from traditional to contemporary) and Pilates.
Eva Azevedo, Bailarina, Coreógrafa, Investigadora e Professora de Dança Africana
"Eva faz uma releitura da Dança da costa oeste Africana, expressa na consciência da anatomia do corpo, adquirida com o método Pilates. Respeitando a natureza do movimento, transmitindo a sua essência a diferentes públicos sócio culturais".
Licenciada em Eng. do Ambiente pela ESB da UCP e Doutoranda em Dança na FMH da UL, bolsista da FCT.
Iniciou o seu percurso na dança no Ballet Clássico, sentindo-se mais identificada na Dança Contemporânea, Movimento Somático e, especializando-se nas danças “tradicionais” da costa oeste de África e “Afro-Contemporânea”, tendo criado o seu próprio método de ensino “Farisogo Sira - O Caminho do Corpo na Dança Africana”.
Apoiada pela GDA, Fundação Calouste Gulbenkian, Dgartes e Campus Paulo Cunha e Silva, a sua carreira conta com trabalhos de pesquisa, formação e criação artística, como bailarina e coreografa desde 2005, realizados em Burkina Faso, Benim, Brasil, Espanha, Itália e Portugal.
Formada em Pilates pelo ALM Pilates Institute, é professora na Licenciatura de Interpretação na ESMAE e em várias outras escolas de dança.
Trabalha desde 2002, como monitora de dança, em vários projetos educativos, artísticos e sociais para crianças, sendo de realçar o Projeto Mus-e, apoiado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi fundadora, bailarina e coreógrafa do grupo Semene do Projeto/Escola Sementinha.
A sua formação apoia-se também em PILATES (ALM Pilates Institute) sendo professora desta modalidade na ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculos e, em várias escolas de Dança.
Trabalha desde 2002 como monitora de dança para crianças em vários Projetos educativos, artísticos e sociais, destacando o Projeto Mus-e apoiado pelo Ministério da Educação e Fundação Calouste Gulbenkian.
Organiza eventos e formações sobre a cultura africana, destacando o evento “VIAGEM DE 24H A ÁFRICA”.