Coreógrafa, bailarina, investigadora e professora de Dança Africana (da tradição ao contemporâneo) e Pilates.
Choreographer, dancer, researcher and teacher of African Dance (from traditional to contemporary) and Pilates.
Em actualização. Brevemente de volta neste ecrã.
Obrigado.
Being updated. Coming soon to this screen.
Thank you.
En cours de mise à jour. Bientôt sur cet écran.
Merci bien.
En proceso de actualización. Próximamente en esta pantalla.
Gracias.
Wird aktualisiert. Demnächst auf diesem Bildschirm.
Dankeschön.
Formações
FARISOGO SIRA
A criação deste método e sua inerente pedagogia, decorre do percurso da sua criadora Eva azevedo, enquanto bailarina, coreógrafa, formadora e investigadora nas Danças da Costa Oeste de África, nomeadamente Burkina Faso, Guiné Conacri, Benim e Senegal, bem como na Especialização no Método de Pilates.
Tem como principal objectivo ensinar a técnica específica que caracteriza os movimentos daquelas danças, adaptando-a a corpos com vivências posturais, sociais e culturais diferentes, conduzindo-os numa descoberta individual, tendo como referentes os 5 elementos naturais (terra, água, fogo, ar e espaço) e, dos 5 ritmos expressivos e criativos traduzidos pela bailarina e escritora Gabrielle Roth.
Este trabalho representa a concretização de uma visão e tradução das qualidades emergentes da dança, resultantes da convivencialidade entre a tradição e a contemporaneidade, instaurando outros movimentos nos processos criativos, através da abordagem de novas conexões entre o ser e o mundo, a arte e a cultura.
“Farisogo Sira” recebeu apoios da GDA, Gestão dos Direitos dos Artistas e da Fundação Calouste Gulbenkian no decurso da investigação/ criação e da sua circulação em Burkina Faso, Benim e Brasil.
DANÇA AFRICANA - DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO
Este trabalho intitula-se - uma visão e “tradução" contemporânea da Dança Africana. Ou seja, considerações e movimentações que têm base em estudos, encontros e formações sobre danças de países da costa oeste africana, como Burkina Faso, Benim,Guiné Conakry, Senegal, realizadas sob uma ótica e um lugar social específicos.
Eva, com a experiência como formadora desde 2003, realizou que, para além de dar a conhecer “tradições" de África, é mais importante, no seu contexto europeu de origem, ensinar e precisar a técnica dos movimentos que caracterizam a Dança Africana. Que carregam em si a cultura, a religiosidade e os costumes dos povos de África que devem ser valorizados mundialmente”.
O objetivo destes encontros é, entre outros, despertar nos participantes sensações que as danças africanas, com as suas específicas e precisas movimentações, são capazes de causar nos corpos e mentes a partir da estímulação dos sons produzidos por instrumentos percussivos e melódicos, comandados pelo pesquisador e artista português Paulo das Cavernas.
PILATES - ANATOMIA EM MOVIMENTO
A importância da consciência dos movimentos executados pelo corpo traduz-se na reeducação da postura, através de exercícios atentos à anatomia humana, em busca de alcançar o bem-estar físico e mental.
O principal objetivo destas aulas é orientar os alunos para uma consciência dos movimentos e das posturas do seu corpo, atribuindo à mente uma participação ativa e vigilante na execução destes.