top of page

Formações

FARISOGO SIRA

A criação deste método e sua inerente pedagogia, decorre do percurso da sua criadora Eva azevedo, enquanto bailarina, coreógrafa, formadora e investigadora nas Danças da Costa Oeste de África, nomeadamente Burkina Faso, Guiné Conacri, Benim e Senegal, bem como na Especialização no Método de Pilates.

Tem como principal objectivo ensinar a técnica específica que caracteriza os movimentos daquelas danças, adaptando-a a corpos com vivências posturais, sociais e culturais diferentes, conduzindo-os numa descoberta individual, tendo como referentes os 5 elementos naturais (terra, água, fogo, ar e espaço) e, dos 5 ritmos expressivos e criativos traduzidos pela bailarina e escritora Gabrielle Roth.

Este trabalho representa a concretização de uma visão e tradução das qualidades emergentes da dança, resultantes da convivencialidade entre a tradição e a contemporaneidade,  instaurando outros movimentos nos processos criativos, através da abordagem de novas conexões entre o ser e o mundo, a arte e a cultura.

“Farisogo Sira” recebeu apoios da GDA, Gestão dos Direitos dos Artistas e da Fundação Calouste Gulbenkian no decurso da investigação/ criação e da sua circulação em Burkina Faso, Benim e Brasil.

DANÇA AFRICANA - DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO

Este trabalho intitula-se -  uma visão e “tradução" contemporânea da Dança Africana. Ou seja, considerações e movimentações que têm base em estudos, encontros e formações sobre danças de países da costa oeste africana, como Burkina Faso, Benim,Guiné Conakry, Senegal, realizadas sob uma ótica e um lugar social específicos. 

Eva, com a experiência como formadora desde 2003, realizou que, para além de dar a conhecer “tradições" de África, é mais importante, no seu contexto europeu de origem, ensinar e precisar a técnica dos movimentos que caracterizam a Dança Africana. Que carregam em si a cultura, a religiosidade e os costumes dos povos de África que devem ser valorizados mundialmente”.

O objetivo destes encontros é, entre outros, despertar nos participantes sensações que as danças africanas, com as suas específicas e precisas movimentações, são capazes de causar nos corpos e mentes a partir da estímulação dos sons produzidos por instrumentos percussivos e melódicos, comandados pelo pesquisador e artista português Paulo das Cavernas.
 

PILATES - ANATOMIA EM MOVIMENTO

A importância da consciência dos movimentos executados pelo corpo traduz-se na reeducação da postura, através de exercícios atentos à anatomia humana, em busca de alcançar o bem-estar físico e mental.


O principal objetivo destas aulas é orientar os alunos para uma consciência dos movimentos e das posturas do seu corpo, atribuindo à mente uma participação ativa e vigilante na execução destes.

bottom of page