© 2018 por EVA AZEVEDO     |     Web: www.evazevedo.com    |    E-mail: evazevedo@yahoo.com    |   Phone: +351 93 938 3644    |    Facebook: evazevedo

Criações recentes

OLOKUM

OLOKUM, sustentado numa visão contemporânea da Dança Africana, é um Projeto criado por Eva Azevedo que visa descobrir a dança enquanto modo de expressão e de contacto entre Portugal, Brasil e o Benim, centrado no cruzamento das suas histórias, culturas e pessoas.

 

Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretende envolver bailarinos e músicos dos diversos países na criação de espetáculos, formações e reflexões sobre o tema da Interculturalidade.

 

OLOKUM surgiu dos convites de Vincent Harisdo, para participar no seu festival “Une autre façon de découvrir la danse 2018” no Benim e dos coreógrafos e bailarinos brasileiros Roges Doglas Marinho e Cláudia Nwabasili da companhia “Cia Pé no MunDo” em S. Paulo.

SOLO OLOKUM

Neste espetáculo, sob a direção artística de Vincent Harisdo e Vanessa Fernandes, e com música original de Paulo das Cavernas, Eva Azevedo pretende apresentar um trabalho a solo com projecção de Video, onde representa um colono Português que se afunda no mar e encontra Olokum - O Protector do Oceano - transformando a visão do publico sobre a Colonização Portuguesa e a Interculturalidade.

DIMENSÃO

Projeto “Dimensão” é um subprojecto de “Olokum”, inserido no Doutoramento em Dança, desenvolvido por Eva Azevedo, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

Consiste numa pesquisa e re-criação de um espectáculo, das culturas do Vodun, do Candomblé Jejé e do Tambor de Mina, num triângulo do colonialismo Benim, Brasil e Portugal e, como as suas relações numa dimensão histórica, social, espiritual, corporal e cultural, se refletem nos corpos dançantes dos dias de hoje

Eva Azevedo pretende fazer investigações de campo nos 3 países em estudo ( Benim, Brasil e Portugal) num contexto de laboratório e criação artística (denominado “Dimensão”) com bailarinos profissionais dos 3 países.

Começou este projecto em Fevereiro de 2019 no Benim.

FARISOGO SIRA