CARTAZ OFICINA DANÇAS PORTUGUESAS capa.jpg

OFICINA DE DANÇAS PORTUGUESAS

presencial e online

por Diana Azevedo

É Outono, o frio começa a sentir-se no corpo, e só queremos estar quentinhos!

Então, de que estás à espera?

Vem aquecer o corpo e a alma.. e dançar um vira ou um malhão... vem descobrir a chula e o fandango... vem bailar e confraternizar em torno das nossas danças, neste Outono solarengo.

Vem daí voar comigo em torno da nossa tradição!


Este curso mensal de Danças Portuguesas irá incidir sobre as danças portuguesas provenientes de diferentes regiões do país e nas coreografias tradicionais transportadas para os dias de hoje.

Assim, vamos ao encontro das diferentes culturas, usos e costumes de Portugal e descobrir as diferentes coreografias criadas nestes últimos séculos, em várias regiões do nosso país.

A cultura tradicional evoluiu e actualmente estas danças são dançadas em bailes e festivais por todo o país, procurando-se desta forma um reencontro entre o passado popular e a tradição contemporânea.

A oficina irá decorrer tendo em conta as recomendações da DGS.

 

LOCAL

Orfeão do Porto

Praça da Batalha 123, 1º andar

 

HORÁRIO

27 de Novembro - sábado - 15h às 17h 

 

VALORES:

Presencial - 15€

Online - 12€

INSCRIÇÕES ATÉ 26 DE NOVEMBRO

Pack de oficinas:

5 oficinas – 20% desconto

10 oficinas – 30% desconto

NOTA: Ao longo do ano lectivo 2021-2022 irão ser leccionadas várias oficinas que irão decorrer um sábado por mês.

 

 

 

DIANA AZEVEDO

Professora, coreógrafa e bailarina de Danças Tradicionais desde 1997, leccionando aulas regulares e oficinas em Portugal e no estrangeiro.

Iniciou a sua formação em ballet clássico e violino, seguindo para formações em Danças Tradicionais Europeias, Dança Oriental, Dança Inclusiva, Teatro e recentemente Mindfulness – atenção plena e Dançoterapia.

Desde 2010, dedica-se à organização de cursos e eventos promotores da cultura tradicional, destacando o Festival Byonritmos e o Festival Andanças. Desde 2010, exerce funções de direcção (Presidente da Direcção) na Popolomondo - Associação Cultural.

Enquanto artista, é monitora, bailarina e coreógrafa nos grupos de baile folk Erva Doce, Bailómondo, Terreiro e Dunya e no grupo de dança inclusiva Síncrone.

https://www.popolomondo.pt/dianazevedo


 

Plano - Objectivos específicos:

* Sensibilizar diferentes faixas etárias para as diversas culturas da Europa e fomentar o intercâmbio de experiências e saberes tradicionais;

* Conhecer a origem, a história e as modificações actuais das danças interpretadas;

* Desenvolver a consciência corporal, criatividade, socialização e comunicação expressiva das pessoas envolvidas;

* Trabalhar as componentes fundamentais da Dança: Espaço, Tempo e Corpo;

* Desenvolver a consciência rítmica, introduzir o conceito de ritmos simples e composto na prática das danças tradicionais, explorar o espaço e desenvolver a capacidade coreográfica e mímica e os princípios de simetria (círculos fechado e aberto, fila, coluna, quadrilhas e em cruz);

* Explorar a memória dos passos e suas combinações.

 

Metodologias / programa:

Cada aula é constituída por três partes distintas, sendo elas:

* Aquecimento: técnicas de tonificação e fortalecimento de musculatura e estrutura óssea através de exercícios de aquecimento;

* Aprendizagem prática e teórica das danças tradicionais europeias:

·         Exercícios técnicos que visem a memorização dos passos base e das diferentes combinações de cada dança

·         Exercícios de consciência rítmica

·         Exercícios e exposição de conceitos teóricos: origem, contexto histórico, social e cultural das danças interpretadas;

* Relaxamento: exercícios de consciência corporal e capacidade respiratória e exercícios de comunicação através de coreografias básicas.